JCI Mundial

JCI MUNDIAL

A origem da JCI vem de uma data muito remota, como a do ano de 1910 na cidade de St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos da América. Um jovem de nome Henry Giessenbier e seus amigos fundaram o “Herculaneum Dance Club” com o principal objetivo de preservar os estilos conservadores de baile. Cinco anos depois, em 1915, o Coronel H. N. Morgan, um proeminente cidadão de St. Louis, inspirou aos membros do Clube de Baile a desempenhar um papel mais ativo nas questões de natureza cívica. Giessenbier e outros 32 jovens formaram a “Young Men’s Progressive Civic Association” – YMPCA – (Associação Cívica de Jovens Progressistas) em 13 de outubro de 1915. Em menos de cinco meses a organização cresceu até 750 membros.

O NASCIMENTO DA JCI

No ano seguinte, 1916, produziu-se outra mudança de nome, quando a YMPCA se converteu em “Junior Citizens”, comumente chamada de “JCs”.

EXPANSÃO INTERNACIONAL

A história internacional da Organização Júnior começou em 1923, quando a “Winnipeg Board of Trade” (Junta de Comércio de Winnipeg) converteu-se na primeira Câmara Júnior fora dos Estados Unidos. Em 1928, a ideia de uma organização internacional cruzou o Atlântico e chegou à Inglaterra.

Durante os Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles, a JCI dos Estados Unidos entrou em contato com 42 nações com a ideia de formar um Conselho Executivo Internacional da Câmara Júnior de Comércio. Quando 26 países responderam favoravelmente, organizou-se o Conselho Executivo internacional. Este Conselho esteve em vigor por muito pouco tempo e deixou de existir em 1935. No entanto, a ideia não morreu.

Cinco anos mais tarde a JCI dos Estados Unidos aprovou uma resolução respaldando o programa para favorecer os interesses mútuos entre os países da América Central e América do Sul. Isto conduziu ao estabelecimento de Câmaras Júnior na Cidade do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá em 1943. A realização de Jaycees International estava a caminho. Em 1944, a primeira conferência interamericana foi celebrada na cidade do México. Raul Garcia Vidal, do México, foi seu primeiro presidente eleito. Os países que formaram a JCI em 1944 foram: Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá. A Organização Júnior continua mudando segundo o tempo passa. De um pequeno começo em St. Louis, o espírito e os objetivos da JCI chegam hoje a quase todas as nações do mundo livre.

Atualmente, a JCI está presente nos 5 continentes e congrega mais de 200.000 jovens em 115 países e territórios. As organizações locais (capítulos) estão espalhadas por mais de 6.000 comunidades.

JCINovoHamburgo

JCIBrasil