JCI Novo Hamburgo

JCI NOVO HAMBURGO

Em Novo Hamburgo, a JCI (na época conhecida como Câmara Júnior) foi fundada em 27 de novembro de 1965, apadrinhada pela unidade de Pelotas, através de 2 jovens hamburguenses – Paulo Petry e Hugo Léo Kircher, sendo que o primeiro presidente da organização foi Círio Paulo Faller. A primeira ação foi realizada em 1965, sendo uma campanha para aquisição de um Telefone Automático Fixo, que foi doado aos Correios e Telégrafos de Novo Hamburgo. Em 1966, a JCI NH coordenou a visita de importadores canadenses a Novo Hamburgo, fato que culminou com o início das exportações em nossa cidade.

Em 1969, foi criada a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo, a ASPEUR, cujo representante fundador foi Darcy de Souza Dias. De 1971 a 1973 Darcy de Souza Dias tornou-se o primeiro Presidente Júnior a ocupar a Presidência da ASPEUR. Mais tarde outros juniores também ocuparam tal cargo: Wanderlino Canabarro, Ruy Borges da Fonseca, Heinz Drews e Glauco Gevoni Engel. Na década de 70, Ruy Borges da Fonseca foi Presidente do Senado da JCI do Brasil e em 1977 um grupo de Juniores assumiu a Administração da Entidade Mantenedora do Hospital Darcy Vargas.

Na década de 80, a JCI passou a trabalhar também na área de segurança pública, com a fundação do Conselho Comunitário de Pró-Segurança Pública (CONSEPRO).

Em 01/12/1986, foi colocada a pedra fundamental da construção da sede da JCI NH. Sendo, a primeira reunião na sede da JCI NH ocorreu apenas em 1990.

Ainda na década de 80, foi criado o projeto “A Melhor Horta de Novo Hamburgo”, e pela primeira vez a JCI NH teve um membro como Presidente Nacional da JCI Brasil que foi Paulo Lopes Duarte.

Em 1999, a JCI NH criou o projeto Comunidade Júnior, que tinha como objetivo amenizar problemas da comunidade hamburguense.

Em 2004, foi lançado o “Projeto Colméia”, que visava a redução dos índices de violência urbana através da conscientização e participação dos cidadãos.

Em 2005, a JCI teve eleita a primeira presidente mulher da JCI Novo Hamburgo, Luciane Klafke de Azeredo.

Em 2006, a JCI NH novamente teve um membro eleito como Presidente Nacional da JCI Brasil, Matias Augusto Barth Schneider.

Em 2007, uma reestruturação administrativa foi realizada, em que foram implantados novos procedimentos de gestão, tais como: Elaboração de Planejamento Estratégico, Orçamento Anual e Eleição para presidência com 2 anos de antecedência.

Em 2008, iniciou-se o Projeto Oratória nas Escolas no município de Novo Hamburgo.

Em 2009, foi arrecado um tonelada de alimentos doados ao Gabinete da Primeira Dama do Município. Ainda no mesmo ano, a JCI NH recebeu diversas premiações, entre elas, como a Melhor Organização Local, filiada a JCI Brasil, no programa Capítulo 100%, que trata de regras administrativas das JCIs.

Em 2010, a JCI Novo Hamburgo, completou 45 anos de existência no Municipio e em parceria com empresas e entidades da comunidade hamburguense, lançou o projeto “Nós Podemos Novo Hamburgo”, que visou atingir os 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) em nossa cidade.

Em 2011 a JCI NH implementou o concurso “Debate nas Escolas”, com o apoio da IENH (Fundação Evangélica de Novo Hamburgo). A equipe representante de Novo Hamburgo se sagrou Vice-campeã nacional no mesmo ano.

Em 2012 a JCI NH sediou o Convenção Nacional que ocorreu em Gramado contando com participação de JCI’s de todo o Brasil.

Em 2013 a JCI organizou o “Seminário de Combate à Corrupção” na Universidade Feevale em parceria com o Ministério Publico. Ainda no mesmo ano, devido a uma forte enchente ocorrida na cidade de Novo Hamburgo, nossa organização promoveu uma ação social para arrecadação de donativos para as vítimas.

Em 2014 a JCI NH realizou ações sociais variadas como doação de sangue, visita e doações à lares de idosos, creches e abrigo para crianças em situação de “Vulnerabilidade social”. Também realizou visitas técnicas a grandes empresas da região.

No ano de 2015, a JCI NH completará 50 anos de existência e preparou um ano com muitas atividades de cidadania ativa, capacitações, treinamentos internos e externos, cursos, palestras e inteiração com a comunidade local e com diversas JCI’s do Brasil e da América Latina. Uma das ações mais relevantes da JCI NH neste ano, será a liderança no projeto atuação social.

A JCI também é conhecida por suas oportunidades de capacitação, com cursos e concursos de oratória, debates, apresentações, administração, normas parlamentares e protocolares, dentre outras…

As oportunidades de viagens, convenções, congressos e networking é uma constante em nossa organização.

Além de todos os projetos e ações realizadas anualmente pela nossa organização, conforme algumas citadas anteriormente, a JCI NH promove também um grande jantar-baile, o Gaitaço, que visa sua integração com a comunidade local, dentre seus objetivos.

A JCI NH também está inserida no Projeto Natal da Paz, idealizada e coordenada pelo membro Junior Daniel Paz, em parceria com a Pastoral da criança, dentre outras entidades locais, que tem como propósito promover festas de Natal para as crianças carentes de nossa cidade.

MISSÃO – Proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem as pessoas jovens a criar mudanças positivas.

VISÃO – Ser a principal rede mundial de jovens cidadãos ativos.

VALORES – Fé e imaterialismo | Fraternidade | Justiça | Livre iniciativa | Respeito às leis | Ser humano | Serviço humanitário

JCIBrasil

JCIMundial